Editar o Move - Aprenda
a configurar o menu M (move)
Editando
o Menu "M" ( Move )
Compatível para as versões 1.02K, 1.02N, 1.02Q e as que tenham uma estrutura M ( Move
).
Arquivos
Relacionados:
No
Server:
O Gate.txt
O movereq(kor).txt
O message_chs.wtf
No
Cliente:
O Gate.bmd y GateTest.bmd
O Movereq.bmd y MovereqTest.bmd
Programas
necessários:
O
Bloco de Notas
O MuClientTool V0.66
O ExtremMuEdit V0.62
NO
SERVER
IMPORTANTE:
Fazer um backup de todos os arquivos que serão modificados
antes de começar. Assim, se falhar, terão como voltar ao arquivo original.
1.
Abrir o message_chs.wtf (ou message_kor.wtf) com o
MuClientTool. Isto é para verificar que o /move esta traduizido corretamente e para verificar os
nomes dos mapas.
Em
geral, nestas versões, o arquivo está quase traduzido em sua totalidade, assim, este passo, como disse acima, é só para verificar se está correto.
2.
Agora abrimos o arquivo movereq(kor).txt, e veremos
algo como isto:
Isto
pode variar, mas o importante é entender para que serve cada elemento de este arquivo.
O
Index : identificação do portal (ou entender como a ordem aparecerá na janela de teletransporte ao pressionar a tecla M).
O Movename(Chs) : Nome na janela, o que veremos na janela de teletransporte.
O Movename(Eng) : Nome no server, equivale ao nome que está no
arquivo message_chs.wtf que está no seu Server. Aqui devemos ser minuciosos e verificar bem que os nomes coincidam
em ambos arquivos.
O Zen : Custo em Zen, que deveremos pagar para o teletransporte.
O Level : Level necessário para usar
esse portal.
Cabe
anotar aqui que os dois últimos elementos (Zen e Level) podem ser editados, decidindo em que level e o
custo em Zen pagos para se mover. Exemplo para ir a
Arena2, neste exemplo, nos pede LVL 100, mas podemos
colocarlvl 50 ou 150, segundo nossas preferencias.
O
GateN : Número do Portal que usaremos, e que está indicado no arquivo gate.txt do Server.
Por
que nao vejo o move para CryWolf?
Esse
arquivo é totalmente editável, sempre e quando temos um bom critério. Se não temos o move para CryWolf podemos editar por exemplo a linha 30 e
colocar o move:
30___CryWolf___CryWolf___10000___140___118
Eu,
por exemplo, eliminaria o move para Atlans3 para ter
os 4 moves para Kantru.
Sugestão:
quando estamos editando este arquivo com o Server ON,
podemos verificar con o PJ Administrador o lugar
exato de cada MOVE. Mas não com o M e sim os comandos
de ADM /move MeuADM map X1 Y1, por que as mudanças não farão efeito até que o servidor seja reiniciado. Tenha entao o arquivo gate.txt para verificar
o GateN correto.
3.
Abrimos o arquivo gate.txt.
Como
só estamos trabalhando con os move, só nos interessa las linhas que na segunda coluna (Flag) tenham um "0" (zero). No caso de CryWolf veremos na la linha 118 os seguintes dados:
O
Flag Zero indica que estas linhas sao usadas quando
pressionamos a tecla M ou usamos o comando Move.
OBs.:
Evitar editar o arquivo gate.txt, a nao ser para mudar
valores das coordenadas ou do lvl. Nunca acrescente
uma linha de comando no final, já que este arquivo é de tamanho específico e pode impedir o funcionamento do gameserver.
Já terminado
com o server. Agora vamos editar o Cliente.
IMPORTANTE: Fazer um backup de todos os arquivos que serão modificados antes
de começar. Assim, se falhar, terão como voltar ao arquivo original.
4.
Usando o programa MuClientTool abrimos o arquivo gate.bmd,
que se encontra na pasta /data. Isto é para verificar que se todas as linhas coincidem com as do arquivos gate.txt
de nosso Server, sobretudo se fizemos mudanças nas coordenadas de chegada ou lvl requerido. Verifique a lista.
As
linhas 118 coincidem.
5.
Usando o programa MuClientTool abrimos o arquivo movereq.bmd,
localizado na pasta /data/local.
Agora
este arquivo deve ser editado até que esteja exatamente igual ao arquivo movereq(kor).txt de nosso Server.
Obs:
Observer que Zen e Level neste arquivo estao invertidos
se comparado ao movereq(kor).txt do Server. Só ter cuidado com isso.
Porque
no Cliente há ainda os arquivos gatetest.bmd e movereqTest.bmd?
Bom,
esses arquivos são cópias exatas do gate.bmd e movereq.bmd, assim ao terminamos de editá-los, fazemos uma cópia e os renomeamos. Normalmente nosso cliente usa o arquivo gate.bmd. No caso
deste se corromper ou de editá-lo errado, o programa decide usar o gatetest.bmd. O mesmo vale para o movereq.bmd.
Nao se esqueçam de reiniciar o Server, e de fazer BackUps dos arquivos antes de editá-los.